Chuva e Sol

Recebi um e-mail de Arambaré. A Joana perguntava sobre a vida do Rio de Janeiro e seu eu vivia sempre na praia. Bom, o Rio é lindo. Porém praia, nem sempre rola, tenho um problema sério com o tempo. Vou explicar o porquê.

Se você é daqueles que assiste todos os telejornais e não acredita nas previsões do tempo. Passe a acreditar. A experiência aqui, me mostrou que os telejornais estão certos em 99,9% dos municípios brasileiros. O problema do tempo em si, é pessoal comigo. Uma rixa minha com São Pedro.

Não importa o que está previsto, acontecerá de acordo com o que eu quero, mais precisamente, o inverso do que eu quero. Adicione o fato de ser gordinho, com a preferência pelo frio. O resultado é previsível, detesto calor. Tudo bem que aqui, Rio de Janeiro, não é o melhor lugar para um avesso ao calor morar, mas o que vale é a persistência e perseverança.

O calor é fantástico, veja abaixo algumas das coisas que ele é capaz:

- Faz um banho frio ficar quente.

- Faz a água gelada acabar quando você está com mais sede.

- Garante aquele aspecto suado e sujo mesmo quando você mal saiu do banho.

- Transforma qualquer dia em um mau dia.

Por não gostar de calor, logo me sinto mal com ele. E assim, suo! Ao suar coisas incríveis acontecem. Como por exemplo, 70% das pessoas perguntam se você está passando bem. Os outros 30% sentem nojo de você. Todos os ônibus nos dias de calor estão lotados. É sagrado. E se não estão lotados, fique perto da porta. Eles irão lotar!


Diariamente assisto, navego, estudo e mentalizo na previsão do tempo. Se anunciado algo favorável ao meu bem estar, pode ter certeza, acontecerá o oposto. Ontem precisei ir ao centro da cidade, obviamente fez 39º e o impacto foi grande. Aquele mundo de gente, aquele “vuco-vuco”, aquela nuvem de odor “suvacal” pairando nos ambientes públicos como faixa de pedestres, pontos de ônibus e praças. Quanto mais se caminha, mais se nota que não se chega a lugar algum. A cada passo mais suor, mais calor e mais tortura.

Estou tentando desenvolver alguma técnica de sobrevivência no calor. Por enquanto ainda não estou sobrevivendo, assim que descobrir como, compartilho com vocês.

A propósito, gostaria de ir na praia hoje, mas está chovendo aqui.

Quer ler sobre o quê na próxima semana? Mande um e-mail: falecom@marceloprata.com

Até a próxima.

0 comentários:

Postar um comentário