Cariocas x Calor

Existem coisas que só acontecem no Rio de Janeiro. Sinto-me, um tanto quanto, escolado para poder fazer essa afirmativa, contando os causos daqui, ninguém acredita.

Imagine um dia quente, aqueça mais, coloque mais um pouco de sol, adicione suor a gosto e transporte público. Pronto, pode servir, você tem um dia de cão, ou melhor, dia de carioca. Não sei quanto a vocês, mas eu já reclamei muito do frio sulista, digo mais, jurei que sempre detestaria o frio com todas as minhas forças. Hoje eu peço perdão, de quebra também peço frio, geada e pantufas.

Só se dá o verdadeiro valor ao frio, quando se perde. Aqui no Rio de Janeiro não existe frio, não para mim. Tem gente que coloca casaco de couro num dia chuvoso com 20°. Em compensação existem pessoas normais, pobres coitados como eu, que suam e suam muito. E não é aquele suor de trabalho e luta do dia-dia, é suor de suor mesmo, aquele molhado que nos deixa com cara de sujos mesmo depois de um banho.

Tive o prazer estar uma tarde no ProJac com um carioca nativo daqueles que andam de patins no calçadão de Copacabana. Acredite, ele também sua e sente calor. Talvez eu super estimasse os cariocas, imaginei que eles fossem imunes ao calor e ao suor, mas esse nativo, competiu parelho comigo na guerra do suor.

E foi uma competição séria, com direito a prova de fogo e tudo. Pegamos a hora mais quente do dia, escolhemos uma van [transporte público irregular, sem ar condicionado, que se entope com mais pessoas do que lugares disponíveis] das mais lentas e atravessamos dois bairros inteiros a 20 km/h. Ambos sobreviveram com sérias seqüelas. Quem suou mais? O nativo diz que fui eu, mas como muitos cariocas são marrentos tenho certeza que foi empate.

Enfim, calor é ruim e ponto. Em todos os aspectos. No frio você pode por roupas, acender lareira, tomar chá quente, mas no calor não há o que se faça, chega ao ponto de não possuir mais roupas para tirar e o calor continua. Certamente você está pensando que sou um exagerado ou que tenho complexos com o calor. Por isso estendo o convite para você, venha viver um dia quente nessa terra e sorria no dia seguinte.

Todo mundo já passou por situações constrangedoras no calor, todo mundo já sofreu no calor. Se alguém não sofreu ainda, sofrerá. Talvez numa fila de banco com o ar condicionado estragado, talvez num ônibus lotado ou até preso em um elevador cheio. Todo mundo sofre com o calor.

Por sinal, gostaria de saber sobre o que você já passou com o calor. Me mande um e-mail contando: falecom@marceloprata.com

Até a próxima!

0 comentários:

Postar um comentário